O termo foo fighter foi usado pelos pilotos de aviões aliados na Segunda Guerra Mundial para descrever vários OVNIs ou fenômenos aéreos misteriosos vistos nos céus dos teatros de operações europeus e do Pacífico .
Embora "foo fighter" tenha inicialmente descrito um tipo de OVNI relatado e nomeado pelo 415º Esquadrão Noturno dos EUA, o termo também era comumente usado para significar qualquer avistamento de OVNI daquele período. Formalmente relatado a partir de novembro de 1944, testemunhas muitas vezes assumiram que os foo fighters eram armas secretas empregadas pelo inimigo.
O Painel Robertson explorou possíveis explicações, por exemplo, que eram fenômenos eletrostáticos semelhantes ao fogo de St. Elmo , fenômenos eletromagnéticos ou simplesmente reflexos de luz de cristais de gelo.
Os primeiros avistamentos ocorreram em novembro de 1944, quando pilotos sobrevoando a Europa Ocidental à noite relataram ter visto objetos em movimento rápido e redondos seguindo seus aviões. Os objetos eram variadamente descritos como ardentes e vermelhos, brancos ou alaranjados. Alguns pilotos descreveram-nos como se parecessem com luzes de árvores de Natal e relataram que pareciam brincar com a aeronave, fazendo curvas selvagens antes de simplesmente desaparecer. Os pilotos e a tripulação aérea relataram que os objetos voavam em formação com suas aeronaves e se comportavam como se estivessem sob controle inteligente, mas nunca exibiam um comportamento hostil. No entanto, eles não poderiam ser superados ou abatidos. O fenômeno era tão difundido que as luzes ganharam um nome - no Teatro Europeu de Operações eles eram freqüentemente chamados de "bolas de fogo Kraut", mas na maioria das vezes chamados de "foo-lutadores". Os militares levaram os avistamentos a sério, suspeitando que os misteriosos avistamentos poderiam ser armas secretas da Alemanha, mas investigações posteriores revelaram que pilotos alemães e japoneses haviam relatado aparições similares.
Em 13 de dezembro de 1944, a Força Expedicionária Aliada do Quartel-General Supremo em Paris emitiu um comunicado de imprensa, que foi apresentado no New York Times no dia seguinte, descrevendo oficialmente o fenômeno como uma "nova arma alemã". Histórias de acompanhamento, usando o termo "Foo Fighters", apareceram no New York Herald Tribune e no British Daily Telegraph .
Em sua edição de 15 de janeiro de 1945, a revista Time publicou uma reportagem intitulada "Foo-Fighter", na qual informou que as "bolas de fogo" estavam seguindo os caças da USAAF há mais de um mês e que os pilotos batizaram de "foo". -lutador". De acordo com a Time , as descrições dos fenômenos variaram, mas os pilotos concordaram que as luzes misteriosas seguiam suas aeronaves de perto em alta velocidade.
O fenômeno das "bolas de fogo" relatado no Teatro de Operações do Pacífico diferia um pouco dos foo fighters da Europa; a "bola de fogo" se assemelhava a uma grande esfera em chamas que "apenas pairava no céu", embora às vezes fosse relatado que ela seguia aeronaves. Em uma ocasião, um dos artilheiros de um avião B-29 acertou um com tiros, fazendo com que ele se quebrasse em vários pedaços grandes que caíam em prédios embaixo e os incendiaram. Havia especulação que o fenômeno poderia ser relacionado à campanha de balão de fogo japonesa. Tal como acontece com os foo lutadores europeus, nenhuma aeronave foi reportada como tendo sido atacada por uma "bola de fogo".
O Robertson Panel do pós-guerra citou os relatórios do foo fighter, observando que seu comportamento não parecia ameaçador, e mencionou possíveis explicações, por exemplo, que eram fenômenos eletrostáticos semelhantes ao fogo de St. Elmo , fenômenos eletromagnéticos ou simplesmente reflexos de luz de cristais de gelo. .O relatório do Painel sugeriu que "se o termo" discos voadores "tivesse sido popular em 1943-1945, esses objetos teriam sido tão rotulados".
Avistamentos
Foo lutadores foram relatados em muitas ocasiões em todo o mundo; alguns exemplos são indicados abaixo.
Avistamento de setembro de 1941 no Oceano Índico foi semelhante a alguns relatórios posteriores de foo fighter. Do convés do SS Pułaski (um navio mercantepolonês transportando tropas britânicas), dois marinheiros relataram um "globo estranho brilhando com luz esverdeada, cerca da metade do tamanho da lua cheia como nos parece". Eles alertaram um oficial britânico, que observou os movimentos do objeto com eles por mais de uma hora.
Charles R. Bastien, da Oitava Força Aérea, relatou um dos primeiros encontros com foo-combatentes na área da Bélgica / Holanda ; ele os descreveu como "dois faróis de neblina voando a altas velocidades que poderiam mudar de direção rapidamente". Durante o interrogatório, seu oficial da inteligência disse a ele que dois caças-nocturnos da RAF tinham relatado a mesma coisa, e foi mais tarde relatado em jornais britânicos.
O piloto de carreira da Força Aérea dos EUA , Duane Adams, relatou com frequência que havia testemunhado duas ocorrências de uma luz brilhante que percorreu sua aeronave por cerca de meia hora e depois subiu rapidamente para o céu. Ambos os incidentes ocorreram à noite, tanto no sul do Pacífico, e ambos foram testemunhados por toda a tripulação da aeronave. O primeiro avistamento ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, enquanto Adams pilotava um bombardeiro B-25 . O segundo avistamento ocorreu no início dos anos 1960, quando Adams estava pilotando um petroleiro KC-135 .
Foo Fighter
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segunda-feira, agosto 06, 2018
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